1 de outubro de 2010

Votar ou não votar?! Votar sempre.

Estamos próximos do maior movimento democrático desse país, o 1º Turno das Eleições. Nesse momento é importante exercer o direito de votar, não sejamos hipócritas em votar nulo ou em branco, isso afoga por completo a nossa consciência de responsabilidade.
 
Ontem, acompanhei o debate entre os quatro mais bem colocados candidatos para Presidente nas pesquisas (a Rede Globo assim como as demais não foram democráticas ao não colocar todos os candidatos), e pude tirar minhas próprias conclusões:
 
Marina Silva - tem boas intenções, esforça-se em passar uma imagem de visão estratégica de futuro para o país, mas adota a mesma linha de outros candidatos não apresentando propostas convincentes. Utiliza-se do argumento verdadeiro que juntos PSDB e PT estão a 16 anos no governo e não fizeram grandes mudanças.
 
Dilma Rousseff - a pior performace do debate, gaguejou nas afirmações, por vezes perdeu a linha de raciocínio e o discurso não mudou nada de quando era ministra. Ficou explícito que será uma Testa de Ferro do seu partido na presidência.
 
José Serra - o mais centrado do debate, tem resolvido muitas questões em São Paulo onde foi governador, porém pesa o fato de ser do PSDB e a linha tradicional de remediar e conciliar. É preciso ser mais agressivo em resolver certas questões do país.
 
Plínio de Arruda Sampaio - ele fala o que queremos ouvir, pergunta para quem quer se calar. Parece ter noção das práticas populistas e sociais do atual governo, mas as críticas por si só não bastam, é preciso mais do que vontade para mudar esse país.
 
Minha conclusão é a seguinte: sai governo entra governo e as reformas não são feitas. A base de tudo são as reformas tributária, fiscal, trabalhista e tantas outras. Muitos se beneficiam das leis mais formuladas, das especulações e tantas outras práticas ilegais. É preciso criar condições para que todos tenham acesso e oportunidades iguais, o que vem depois é a competência de cada um. A formula parece simples, mas é preciso um gestor competente e de visão (presidente) com um time de profissionais gabaritados para planejar estratégias e ações. Depois disso mostre para o Brasil, use da imprensa para dizer o que você quer fazer, quais os resultados que você quer e coloquei isso sobre responsabilidade das câmaras do Senado e Deputados. Aponte quem são as pessoas que não querem fazer pelo Brasil. Os políticos precisam aprender a vender seus projetos. Ou seja, o grande problema do Brasil é gestão.

2 comentários:

Brogue do Coletti disse...

Em outras palavras :
mudam as moscas, mas a m***a é sempre a mesma !!!
Um grande abraço ao amigo FER !!!

Blog do Fer disse...

Parece sem fim, mas ainda tenho esperança. Tudo é uma questão de planejamento e consciência.
Grande abraço Coletti!
E viva a república caxiense!