20 de agosto de 2009

O Lutador.

Em O Lutador (The Wrestler, 2008), Mickey Rourke protagoniza o pugilista de Luta Livre Randy 'The Ram' Robinson, que se mistura com a própria vida do ator. No início dos anos 90, Rourke decidiu largar o cinema e retomar o boxe profissional (de 1964 a 1972, ele somou 20 vitórias - 17 por nocaute - e 6 derrotas), o que lhe trouxe além da transformação física, cicatrizes e deformações pelo corpo.

O filme não tem uma grande produção, mas é fiel a uma atmosfera vivida nos bastidores dos ringues, ouve-se a respiração de Randy o que dá por vezes impressão de ser um documentário, e de fato é porque as histórias se mesclam uma na outra. Nem as cenas intimistas que mostram Randy solitário no trailer ou no trabalho tiram a lição do filme, de observar nossos erros e escolhas, as pessoas que amamos. Talvez esperava-se um desfecho que fosse um pouco além, mas a cena final daquele salto no ringue me faz pensar que todos nós devemos saltar para os desafios da vida.

Vídeo: Trailer legendado aqui.
Trilha sonora: Ouça a lista de músicas aqui.

Mickey Rourke e Matt Dillon deixando o Restaurante Elaine - 21 de agosto de 1985 - Nova York.

Mickey Rourke, após sua luta contra Steve Powell - 1991

Mickey Rourke pesando-se na balança antes de uma luta - 1990.

Mickey Rourke e Johnny Depp - 25 de agosto de 1994 - Nova York.

Mickey Rourke e Matt Dillon - 8 de dezembro de 2008 - Nova York.

2 comentários:

Pablo Pedrero disse...

A cena em que ele entra no ringue ao som do Guns (Sweet Child O' Mine) é pra ser vista e revista toda, hora, arrepia! (pausa... estou vendo novamente agora :)

Show de bola esse filme, simples mas é a história do Mickey. Até acredito que o roteiro foi feito especialmente pra ele, outro ator não se encaixaria tão bem qto ele. E o cara tai agora, fazendo filme atrás de filme, recomeçou com Sin City, passando por outros e brevemente em Homem de Ferro 2.

"Eu não ouço tão bem quanto antes e esqueço coisas. E não sou mais tão bonito quanto era... mas maldição, continuo aqui!
O tempo passa e me dizem: Ele devia parar,está acabado, é um perdedor, está desacreditado.
Sabem... os únicos que me dirão quando encerrar minha ação, são vocês aqui. Por vocês isso vale a pena, porque vocês são minha família."

Blog do Fer disse...

O ator Nicolas Cage foi inicialmente indicado pra fazer O Lutador, mas não se encaixaria tão bem quanto Mickey Rourke.

Aquele cena da entrada realmente é de arrepiar. Show!