31 de março de 2009

Hora do café.

Assim como a Jaque, eu gosto de café. Talvez ela goste mais do que eu, mas tenho verdadeiro prazer em tomar um café. Sempre que posso estico meu pé na primeira hora da tarde, num dos cafés aqui da cidade. Temos ótimos cafés, meu preferido é o Sapore & Piacere (R. Dr. Casagrande, 500 – Cidade Alta). Bom atendimento, ambiente agradável e bem decorado, há sempre uma exposição, e ainda possui um espaço destinado para leitura. Cadastrando-se você recebe por e-mail o cardápio da semana.


Para quem gosta de café assim como eu, tem um blog muito legal chamado Hora do Café, escrito pela jornalista Cleia Junqueira. Lá você fica sabendo por exemplo, o que é barista. Entre outras coisas, algo que eu mesmo tinha dúvida: o correto é café expresso ou espresso?

Cleia criou um post especialmente para esclarecer essa dúvida, mas saiba que o correto é ESPRESSO! “Espresso é uma palavra de origem italiana, que não significa rapidez. Espresso é o particípio do verbo esprimere, cujo significado é “expressar” ou “pressionar para fora”. Em italiano, caffe espresso significa literalmente “café pressionado para fora”.O termo surgiu por volta de 1.946 com a comercialização das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de extração do café.“

0 comentários: